molde silicone

A moldagem de silicone é o processo onde cria toda a expressão do que se pretende produzir, portanto é importante informação na hora da escolha do material, técnica e atenção aos detalhes do passo a passo que definem a fidelidade do que está sendo reproduzido.

No caso dos moldes feitos de borracha de silicone há que se saiba as propriedades e a finalidade do tipo de artesanato proposto, por isso vamos detalhar a importância da escolha de uma borracha de silicone adequada para cada trabalho, por exemplo qual melhor silicone para fazer molde de peças de biscuit, para fazer moldes de silicone para gesso ou então moldes para confeitarias, na decoração de bolos para festas e eventos, para fazer formas de chocolate, dentre outras coisas.

Mais do que a sensação nostálgica dos biscuits na casa dos avós ou a singeleza do artesanato, são inúmeras possibilidades de novos negócios rentáveis, de complementação de renda, com trabalhos de alto valor agregado. Em cima dos exemplos citados vamos explicar sobre qual melhor silicone e como fazer molde de peças de biscuit, de gesso, para confeitaria, mais especificamente formas de chocolate. Vamos lá!

Faça seu molde se silicone

Inicialmente vamos explicar em mais detalhes as etapas que são comuns para confecção de moldes de silicone em todos os casos e posteriormente, falar caso a caso qual o melhor silicone para utilizar em cada situação. Passo a passo:

  1. Fixar bem a base para moldagem, em formato de caixa que pode ser feita com madeira, papelão, pvc,etc. na base, muito bem fixadas às paredes do moldador, utilizando fita, adesiva ou algum tipo de cola que fixe bem o material.
  2. Limpar bem a peça que será moldada para preservar a qualidade dos detalhes da cópia e lembrar de centralizar a peça no molde.
  3. Com Vaselina Sólida, untar a forma usada como base do molde.
  4. Preencher a forma com arroz até cerca de 0,5 à 1,0 cm acima da peça moldada para usar como base de medida. O volume de arroz despejado em seguida em um copo medidor é o equivalente ao que será usado de borracha de silicone branca para fazer o molde das peças. Misture uniformemente o silicone.
  5. O próximo passo é a adição do catalisador que promoverá as reações químicas que promoverão a rigidez necessária ao molde. Atenção aos volumes utilizados: A proporção de catalisador é em nível de 5% do volume de borracha de silicone (5 mL de catalisador para 100 mL de silicone), com pequena variação conforme o fabricante. Lembrando sempre a importância de misturar muito bem os componentes.
  6. Despejar em fio bem fino o silicone no molde sobre a peça de molde, cobrindo como já citado em média de 0,5 à 1,0 cm.
  7. No final do processo é fundamental respeitar o tempo de cura do silicone para só então fazer cuidadosamente o processo de desmoldagem, possuindo um molde pronto para fazer a reprodução das peças.

molde de silicone

Oferta!

Borracha de Silicone

Está gostando de nosso artigo? então aproveite e coloque em prática as suas habilidades, comprando em nossa loja!

Qual melhor silicone para fazer molde de peças de Biscuit?

A borracha de silicone branca é a mais adequada para este caso, com dureza shore A 11-14 é um silicone maleável, flexível e alta resistência anti-rasgo, considerado excelente para moldagem de peças de biscuit

Qual melhor silicone para fazer moldes de gesso?

A borracha de silicone branca também se aplicaria a este caso, contudo, a demanda mais o feedback dos profissionais indicam que a borracha de silicone azul é a mais indicada para o molde de gesso. Também muito maleável, flexível e com grande resistência anti-rasgo, números semelhantes de densidade e viscosidade e dureza shore A 9-10, diferentemente do silicone branco.

Qual melhor silicone para fazer moldes para confeitaria ou formas de chocolate?

Neste caso é e de vital importância que nunca se cometa o erro na escolha do silicone para produtos alimentícios. A borracha de silicone para fazer esses moldes é a Platina semi-cristal, pois não é tóxica, enquanto o silicone branco ou azul liberam estanho e outros gases de sua composição durante o processo de cura. A borracha de silicone Platina possui dureza shore A 12 elástica e muito resistente, além do principal, evitar qualquer risco de contaminação dos alimentos por parte do molde das peças.

Compreendidos o passo a passo para fazer molde de peças de biscuit, de gesso, para confeitaria (formas para chocolate) e qual melhor silicone para cada caso, fica mais fácil encontrar segurança no momento de desenvolver uma nova habilidade ou técnica, praticar seu hobby, presentear sua avó ou até mesmo empreender seus conceitos no mercado de artesanatos e converter seu trabalho em renda. Independente dos objetivos é sempre fundamental o entusiasmo, disposição e engajamento numa ideia, mas também sempre contando com o máximo de informações para fazer seus moldes – seja de biscuit, de gesso ou para confeitaria e formas de chocolate – , sempre corretamente e com qualidade, passando através do produto o mundo de detalhes que é o artesanato e transmitindo suas ideias e conceitos com clareza, do seu jeito; unindo informação, técnica e profissionalismo com a destreza do trabalho do artesão.

Fibras e Resinas