Quando procuramos o passo a passo para fazer moldes de silicone talvez o catalisador possa parecer apenas mais um dos adjuvantes das reações químicas enquanto ficamos impressionados com a capacidade de performance e transformação das borrachas de silicone.As borrachas de silicone são uma variedade de elastômeros sintéticos altamente requisitados na indústria e no artesanato é extremamente utilizado para fazer moldes dos mais variados gêneros, como jóias, peças de biscuit, moldes para peças de gesso, fibra de vidro, etc. devido às suas características físico-químicas polivalentes, ou seja, se adapta muito bem à condições ambientais totalmente variadas, principalmente temperatura. Porém, se a borracha de silicone se adequa tão bem ao meio, por que é tão necessário utilizar um catalisador?

Os catalisadores são por definição substâncias que aumentam a velocidade da reação química sem que o mesmo seja consumido durante esse processo, isto é, o catalisador não interfere no equilíbrio químico, apenas na velocidade na qual esse equilíbrio é alcançado, como se fosse um atalho por exemplo para a solidificação da borracha de silicone. Para ficar mais claro, a solidificação do material aconteceria teoricamente da mesma forma em temperatura ambiente sem a adição do catalisador, entretanto levaria tanto tempo que afetaria a qualidade da peça moldada,seja molde de silicone, de gesso ou fibra de vidro; além de que se torna obviamente inviável do ponto de vista produtivo e econômico. Não à toa o uso maciço de catalisadores em todos os setores de produção, inclusive na área de insumos à base de fibras e resinas e mais especificamente na fabricação de moldes de borracha de silicone, biscuit, de gesso e peças de artesanato em geral.

Claro que é essencial dominar todas as técnicas e etapas do processo de moldagem desde a limpeza da forma e da peça até à desmoldagem e acabamentos ou detalhamentos do molde. Ainda assim o catalisador funciona como se fosse um líder no chão de fábrica, que organiza quimicamente as engrenagens da produção dos molde, sendo responsável por acelerar a reação de cura do silicone ou gesso, que na prática significa como fazer para endurecer gesso ou silicone em tempo infinitamente mais curto e de forma muito mais econômica, ou mesmo custo-efetiva. Vale ressaltar, no entanto, que o catalisador deve ser o ideal para o material a ser trabalhado, catalisadores são muito específicos para cada reação, para borrachas de silicone ou resinas e outras reações usam-se catalisadores diferentes. Além disso, sempre essencial estar atento as proporções indicadas (2 a 3% – 2 a 3 mL de catalisador para 100 mL de silicone – para volume de borracha de silicone, por exemplo) levando em conta sempre o que se deseja como resultado final; fazer um molde de peça de silicone; moldar uma peça em silicone; fazer molde de gesso para silicone; molde para peças de biscuit, etc. utilizando sempre os materiais de manuseio adequados (os EPIs) e homogeneizando bem as amostras para que não haja desperdícios ou danos em seus moldes.

De fato, se fosse um líder de chão de fábrica, o catalisador seria um daqueles motivadores, pró-ativos e extraordinariamente eficazes, ele tem a capacidade de colocar uma reação nas costas e fazer o resultado acontecer sem alterar o equilíbrio da empresa; os funcionários moldes de silicone, de gesso, de fibra de vidro, sejam quem são seguem quimicamente seu fluxo na fábrica, muito mais produtivos e sem rusgas com os demais componentes da reação. O resultado são moldes e produtos interessantíssimos, quando não essenciais ao nosso dia-à-dia, que sejam em silicone, gesso ou biscuit, graças ao catalisador podem ganhar forma com qualidade e exibir possibilidades de empreendedorismo, desenvolvimento, na área de artesanatos ou em outros setores produtivos essenciais a todos aqueles aficcionados por soluções, fazendo moldes ou comprando peças de silicone ou de insumos em fibra de vidro, impulsionando quem também produz e consome boas ideias. É preciso utilizar o catalisador para fazer moldes de borracha de silicone ou outro material mencionado por que assim é até para existência humana através de nossos próprios catalisadores, por que o catalisador dita o ritmo do passo, da reação e da evolução da ciência.

Fibras e Resinas

Aproveite e compre em nossa loja

Kits criados para trabalhos de artesantos

Kit Artesanato Azul