Faça sua Própria Prancha de SURF!

Vamos descobrir aqui o passo a passo para se fazer uma prancha de surf. Se você quiser arriscar e dar uma tentada para ser um Shaper, é por esse passo a passo que você deve começar.

É preciso lembrar que Shapers são “Shapados” em Hot Coating, ou seja, precisam de muita dedicação e esforço constante para atingir a perfeição e aquela prancha que todo mundo respeita muito por suas qualidades.

Lembrando que também existem pranchas criadas industrialmente, mas vamos lidar aqui com a criação de uma prancha artesanal, na antiga e respeitada arte dos Shapers.

 

Então, vamos lá!

 

1. Materiais Necessários

Para começar, vamos ao inventário geral de tudo que é utilizado para se fazer uma prancha de surf.

 

Shape

O Shape é o molde da prancha, a parte mais interna dela e vem com largura, altura e espessura superior ao necessitado pelo Shaper para que possa ser cortada e shapada corretamente.

 

Plaina

A plaina é utilizada para “aplainar” o shape. O Shape vem num formato um pouco retangular, seja em bordas, rabeta e bico. Então, a plaina é utilizada para ajustar esses formatos conforme o pedido do cliente.

 

Lixadeira

A lixadeira é uma máquina profissional na qual são acopladas diferentes lixas e espumas para lixar ou dar acabamento no shape. A lixadeira e a plaina são duas máquinas que auxiliam muito o trabalho do shaper, facilitando o resultado final por ganhar em velocidade.

 

Ratinho

O ratinho é uma pequena peça que é utilizada para limpar o excesso da longarina no meio do shape. Pode vir acoplado junto com a Plaina em alguns casos.

 

Paquímetro

O paquímetro é um medidor. Parece com um alicate gigante com marcações próximo da empunhadeira. É utilizado para medir a espessura do shape durante todo o processo de shaping.

 

Trena

A trena é utilizada para fazer medições do shape durante todo o processo.

 

Serrote

Lembram que o shape vem em excesso? Pois é, o serrote é utilizado para remover esse excesso e deixar o shape próximo do que ele será no final.

 

Serrinha

Serra para ser usada manualmente ou com maquinário específico para cortes mais precisos que com o serrote.

 

Régua de Shape

A régua de shape é uma régua modificada para fazer a medição da curvatura das bordas e comparar se ambas as bordas estão com a mesma altura e a prancha está homogênea.

 

Lixa

Além da lixadeira e suas lixas, é necessário fazer alguns acabamentos manuais, então a lixa também entra em nossa lista de materiais a se utilizar para se fazer uma prancha de surf.

 

Outline

O outline é um modelo, em tamanho real, do shape que tomará forma a prancha ao final do processo. São, normalmente, feitos de madeira e não precisam ser do shape por inteiro. Podem ser apenas da rabeta, por exemplo. É comum que os shapers façam seus próprios outlines, testem novos, treinem e tenham modelos únicos no mundo somente fabricado por eles.

 

Gabaritos

Gabaritos são similares ao Outline, mas dependem deste. Gabaritos são medidas pré-definidas em cima de outlines específicos para, por exemplo, verificar medidas do shape ou posicionar corretamente as quilhas.

 

Fresa

Um cortador com regulador de altura para fazer o corte das Quilhas.

 

Abafador

Os primeiros materiais, os maquinários, fazem um barulho ensurdecedor. É extremamente necessário utilizar um equipamento de segurança para proteger tua audição.

 

Máscara

Da mesma forma que o abafador, a máscara é simplesmente necessária. A quantidade de partículas no ar com os diversos polimentos e lixamentos é enorme. Respirar isso aqui não é nada bom pra tua saúde.

 

Luvas

De novo, outro requisito de segurança antes de iniciar o shaping. As luvas podem ser cirúrgicas, daquelas descartáveis. O importante é manter a pele longe das soluções que iremos utilizar ao longo do shaping.

 

Marcador

Por último, um marcador para pintar as referências e contornos do teu shape.

 

2. Shaping

2.1 – Forma do Shape da Prancha de Surf

O primeiro passo é limpar o bloco do shape, que normalmente vem num formato bastante grosso. Para isso, usamos a lixadeira com uma lixa grossa, como 60.

Depois, fazemos as marcações de altura e largura em diversos pontos do shape para que usemos como guia ao longo do processo.

Pegamos o outline e colocamos no centro do shape. Delineamos com o marcador (com 5cm a mais) para o shape ficar bem demarcado e, depois, usamos o serrote para cortar os excessos.

Agora usamos a Plaina nas laterais do shape, de modo a ajustar aqueles 5cm que demos de desconto e colocar o shape bem próximo do tamanho previsto pelo outline.

Para deixar o shape exatamente no tamanho do outline, usamos lixas grossas (60~80) para ajustar as bordas.

Finalizada nas laterais, esse processo é repetido no deck e no fundo. Nesse momento, é utilizado o paquímetro o tempo todo para não deixar ela fina demais. Grossa é sempre possível lixar, mas fina não tem como.

Basicamente: medir, lixar, medir, lixar, medir, lixar.

Usamos, depois, o ratinho para limpar a longarina e, depois, uma lixa curva para o bico da prancha.

A depender do estilo da rabeta, ela poderia ser cortada antes, mas para garantir, as rabetas mais frágeis são cortadas nesse momento.

É então passada uma régua de shape para verificar se os dois lados estão com a curvatura e a altura exata e correta. Por fim, é usada outra lixa forte para acabamento manual nas bordas e tudo é verificado novamente e novamente para ter certeza que está perfeita.

 

2.2 – Detalhes do Shape

O shape já tá pronto e a prancha de surf já tomou forma. Além disso, vocês agora já sabem a metade de como se faz uma prancha de surf mas, no momento, ela só faz pegar uma alergia com o tanto de partícula que saiu com as lixações.

Agora usamos um gabarito específico do shape para poder perfurar com a fresa o lugar onde serão instaladas as quilhas.

 

2.3 – Laminação e Coating

Essa etapa é muito parecida com o conserto de pranchas de surf, por isso, pedimos a vocês que usem nosso guia 7 passos para fazer um excelente conserto de sua prancha de surf.

Na verdade, é exatamente o mesmo processo, mudando apenas o tamanho.

O passo a passo é o seguinte:

  • Faça as pinturas e insira adesivos neste momento.
  • Corte o tecido de fibra de vidro um pouco maior que a prancha duas vezes.
  • Cubra todo o deck com tecido de fibra de vidro.
  • Faça a laminação do deck.
  • Cubra todo o fundo com tecido de fibra de vidro.
  • Faça a laminação do fundo.
  • Faça o coating do deck e, depois, do fundo.
  • Alguns shapers repetem a laminação e coating nesse momento.

2.4 – Acabamento

Agora seu shape já é uma prancha de surf, faltando apenas deixar a aparência dela perfeita. Para isso, encha os suportes das quilhas com cola especializada e encaixe-as.

Depois, use a lixadeira, da mais grossa à mais fina, para dar o acabamento final. Nesse momento, você está de posse de uma prancha de surf completa e já aprendeu como se faz uma prancha de surf do começo ao fim.

 

Mahalo!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.