Dicas para moldes de artesanatos em fibra de vidro: qual melhor silicone para molde de jóias?

O trabalho com artesanato não se resume apenas em colocar a mão na massa, o artesão precisa saber tudo o que precisa fazer e como fazer durante o trabalho.Vamos tentar facilitar esse caminho, hoje falando sobre qual melhor silicone para fazer molde de jóias.

No caso de jóias feitas em fibra de vidro existem muitas formas de apresentação e portanto muitas formas de modelagem que servem para uma série de artefatos dos mais variados, como colares; pingentes; pulseiras; tornozeleiras; etc.e é claro que com isso surgem uma série de dúvidas, desde as mais simples, como neste caso, o melhor silicone para molde de jóias até detalhes de como usar cada componente e o que fazer em cada etapa do trabalho de moldagem. Ainda existem também, artesãos com um pé atrás em relação a trabalhar com jóias de fibra de vidro, como se a matéria prima fosse exclusiva da indústria.

Esses questionamentos são naturais e por isso este post traz as respostas para quem pensa ou já trabalha com moldes de silicone para fazer jóias. Qual melhor silicone para fazer moldes de jóias, suas diferenças e dicas de uso. Borracha de silicone branca, borracha de silicone azul, verde, rosa; o que significam essas cores? Qual a diferença entre elas na hora de comprar? Vamos esclarecer…

Borrachas de silicone e suas cores. O que significam e quais as diferenças?

Citando como objetivo fazer moldes para jóias, sugerimos as borrachas de silicone porque são mais flexíveis, elásticas, possuem maior resistência anti-rasgo e por isso possuem um nível muito mais alto de maleabilidade e detalhamento das peças que serão desmoldadas; na prática significa que as cópias ficarão idênticas às originais e objetivo cumprido! Todavia é preciso sempre ficar ligado nos detalhes que tornam o processo mais custo-efetivo e produtivo, fácil mesmo.

Evitando desperdícios e dores de cabeça no futuro e facilitando o manuseio do material, organizando a linha de produção e chegando no resultado final que deseja por um caminho mais curto e mais barato, de sobra com um produto de melhor qualidade e maior valor agregado. O resultado dessa soma é igual mais clientes e mais jóias vendidas, com ajuda de moldes de silicone com borrachas de silicone branca, azul, verde e rosa de um jeito simples e inteligente. Bem-vindo ao mundo das soluções práticas!

Imagem relacionada

Já sabemos como a borracha de silicone é uma excelente opção para fazer molde de jóias e o quanto é importante conhecer os materiais que serão usados no trabalho, além de conhecer as etapas. Falta porém, entrarmos em mais detalhes sobre essas diferentes cores das borrachas de silicone indicadas para fazer moldes de jóias em fibra de vidro.

Vale lembrar que as cores são apenas estratégias para facilitar na comunicação com os clientes, mas o que as fazem diferentes são suas propriedades químicas,que simplificadamente trazemos a seguir: tanto as borrachas de silicone azul, branca, rosa e verde são líquidos de boa fluidez, apresentam graus de densidade e viscosidade relativamente próximos, mas são diferentes quanto a dureza após o tempo de cura:

  • borracha de silicone azul = dureza shore A 9-10;
  • branca = 9-10; rosa = dureza shore A 15-19;
  • verde = dureza shore A 14.

Isto é, as borrachas de silicone azul e branca são mais flexíveis e por conta disso, existem artesãos que preferem essas cores de silicone, especialmente azul para fazer moldes de artefatos em fibra de vidro especificamente. Entretanto, borrachas de silicone são altamente versáteis e cada cor pode se adaptar à uma nova forma de molde, por exemplo, se o artesão desejar um molde mais rígido, espesso por conta da forma, peso ou tamanho de uma peça os silicones rosa e verde são muito indicados.

Importante lembrar também a necessidade para o uso de catalisador na proporção de 5%, ou seja: para cada 100g de silicone são necessários em média 5g de catalisador. Isso requer cuidados básicos como uso da balança de precisão para garantir a proporção adequada; misturar homogeneamente os componentes, primeiro um a um – primeiro o silicone separado, depois catalisador -, por último misturando bastante os dois componentes juntos, garantindo a mistura e textura desejadas. Controlar a formação de bolhas e estar sempre alerta às proporções de volume para cada componente, igual receita de bolo. Só assim para evitar desperdícios desnecessários ou imprevistos indesejáveis no desenrolar do trabalho.

O armazenamento deve ocorrer em local arejado, sem luz em excesso; também é recomendado manter o molde lubrificado com vaselina ou spray específico para aumentar a durabilidade do seu molde, retardando o ressecamento do silicone e colaborando para a desmoldagem das jóias.

Trouxemos os principais detalhes para o trabalho com artesanato em fibra de vidro, destacando das possibilidades, o melhor silicone para fazer molde de jóias, listando as fases do trabalho e detalhando os cuidados que precisam ser tomados. Destacamos as borrachas de silicone nas cores azul e branca como as preferidas para moldagem de artefatos em fibra de vidro, mas com adendo de que as borracha rosa e verde também são muito úteis quando os moldes precisam de maior rigidez pós cura, também com alto nível de detalhamento.

Finalmente e tão importante quanto o que foi dito é não esquecer que das principais virtudes de um artesão está o respeito pelo tempo de seu trabalho. Portanto é fundamental que se cumpra cada parte do processo seguindo as orientações técnicas descritas para o produto, cada molde em seu tempo de cura; além é claro, de senso crítico na hora de escolher os produtos e fornecedores disponíveis no mercado, exigindo qualidade e clareza nas informações.

Tudo para que se faça a arte de seu tempo, no seu tempo e nos moldes (literalmente) certos. Vamos fabricar diferentes sensações e experiências, inclusive (por que não?) com artesanato, jóias, fibra de vidro e outros, extrapolando as possibilidades com moldes de silicone.

Fonte: Fibras e Resinas

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.