Conheça 6 aplicações da Fibra de Vidro

Nós já sabemos que a fibra de vidro é um material leve, prático, maleável e que pode ser aplicado em uma série de produtos em busca de maior resistência e durabilidade. Por conta dessas suas propriedades, a fibra de vidro pode ter diferentes usos e aplicações. No artigo de hoje, vamos mostrar como usar fibra de vidro de seis maneiras diferentes!

Usos da fibra de vidro

A fibra de vidro tem sido aplicada em um número cada vez maior de produtos pela indústria. Seja no mundo automobilístico ou em residências, o material tem sido aplicado para criar produtos mais leves, modernos e resistentes. Entre os locais onde a fibra de vidro é utilizada, podemos destacar:

1 – Indústria aeroespacial

Apesar de não ser utilizada como principal item de construção de um avião, a fibra de vidro tem diversas aplicações no mundo aeroespacial. Ela é matéria prima para a criação de asas de pequenos aviões, tampas de motores e porta instrumentos.

2 – Indústria automobilística

De caminhões a carros superesportivos, a fibra de vidro faz sucesso no mundo dos automóveis. Se em 1953 o Chevrolet Corvette se destacava pela sua carroceria feita em fibra de vidro, hoje temos carros de corrida e peças para caminhões feitos do mesmo material, como para-choques e para-lamas.

3 – Indústria naval

É difícil encontrar uma área onde a fibra de vidro não tenha se adaptado tão bem quanto essa. Graças às suas características únicas, a fibra tem sido utilizada para a construção de barcos inteiros e até para itens de lazer, como pedalinhos.

4 – Lazer

Fibras de vidro não são resistentes apenas à eletricidade, agentes químicos ou fogo. O material também consegue ficar exposto ao ambiente por longos períodos sem se degradar, além de ser de fácil limpeza e muito durável. Com a sua maleabilidade, parques costumam utilizar a fibra para a construção de brinquedos, escorregas e até grandes cenários, como ocorre em locais como a Disneyland.

5 – Energia eólica

O uso do vento como método para obter energia tem se tornado popular ao redor do globo. Para auxiliar as empresas que trabalham com essa tecnologia a terem baixos custos, a fibra permite que as turbinas produzidas sejam mais leves e com baixo custo de produção.

6 – Aplicações domésticas

O sucesso da fibra de vidro não está restrito apenas a indústrias e empresas, ela também é utilizada em objetos de uma residência. Ela pode ser aplicada nos circuitos de eletrônicos, protetores de ar-condicionado e até tanques de lavar roupa. O mesmo vale para as piscinas e banheiras modernas. Diante da necessidade cada vez maior desses produtos serem leves e com baixa necessidade de manutenção, a fibra de vidro tornou-se uma matéria prima popular para esse segmento.

Quando entendemos as suas características, é fácil notar os motivos pelos quais a utilização da fibra de vidro tem se tornado uma tendência — ao permitir a criação de produtos leves, resistentes e duráveis, muitas pessoas optam pela matéria prima.

Tem algum produto que é feito de fibra de vidro? Sabe como usar fibra de vidro de forma inovadora? Compartilhe com a gente nos comentários!

Fonte: Sercel

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.